09. Dec. 2022
Programa “Cidade de Cinema” promove capacitação de gestores de 255 municípios

Gestores municipais receberam aulas em 3 módulos de conteúdos, e localidades podem receber Selo Cidade Amiga do Audiovisual

Back

Gestores de 255 cidades de todas as 12 mesorregiões de Minas Gerais participaram, desde julho de 2022, de uma capacitação para compreender e trabalhar com as políticas públicas voltadas para o setor audiovisual em âmbito estadual, nacional e internacional, bem como entender como funcionam as produções audiovisuais no mercado nacional e internacional e, de forma aprofundada, aprender sobre todos os detalhes relativos à implementação, funcionamento, manutenção e fortalecimento de uma Film Commission. O curso proporcionou aos participantes amplo conhecimento sobre os benefícios que as filmagens em locação podem trazer a seus territórios e como o poder público local pode colaborar para atrair essas produções, facilitar a realização das mesmas e colher os melhores resultados em termos de impactos econômicos, visibilidade e promoção local com o fortalecimento do turismo cinematográfico
O programa “Cidade de Cinema” teve início com o cadastro realizado por representantes das cidades interessadas em se qualificar e integrar a Minas Film Commission (MFC). A primeira fase se encerrou no dia 28 de fevereiro com intensa adesão dos municípios, superando em 33% a meta, que era de 192 municípios, em apenas dois meses de inscrição. Essa inciativa de incentivo e promoção do audiovisual é fruto de uma reestruturação da Minas Film Commission realizada pelo governo do Estado, por meio da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), para apoiar as produções audiovisuais realizadas em Minas Gerais e consolidar o estado como um importante destino de filmagem.
O diagnóstico realizado sobre o perfil dos 255 municípios cadastrados nesta primeira fase revelou que a maior parte encontra-se na Região Sul e Sudoeste de Minas, com 27% das inscrições, seguido da região da Zona da Mata, com 11,6% e região Central, com 8,8%. Sendo Minas Gerais o estado guardião de 70% do patrimônio cultural brasileiro, constatou-se o esperado: a maior parte das cidades citaram como atrativos e cenários os bens tombados, 83% dos municípios apontaram igrejas como destaques locais, além das paisagens (90%), da cultura popular (80,4%), cachoeiras (69%) e veredas (20,5%). Do total, 23% são cidades históricas ou fazem divisa com uma.
Outro destaque do balanço é a eficácia das políticas de regionalização como as IGRs - Instâncias de Governança Regional, com o propósito de descentralizar e democratizar a atividade turística, de forma participativa, com geração de emprego e renda e desenvolvimento sociocultural. Grande parte dos municípios registrados integra alguma IGR - Instância de Governança Regional, (88.3%), sendo a Associação do Circuito Turísticos Trilha dos Inconfidentes a IGR com maior participação (8,9%), seguido da Associação do Circuito Turísticos Pedras Preciosas, com 7.2%. Os 48 circuitos turísticos existentes foram citados. Outro ponto facilitador na estruturação e fortalecimento das políticas públicas locais para o audiovisual são os fundos municipais de Incentivo à Cultura e ao Turismo. Dos 255 cadastros, 219 gestores responderam que seus municípios possuem um desses fundos, o que equivale a mais de 86% dos inscritos.
Próxima etapa
Desde o início de março deste ano a Diretoria de Desenvolvimento e Promoção do Audiovisual da EMC está em contato com todos os 255 gestores municipais cadastrados para criação de uma rede de articulação da Minas Film Commission (MFC) com dados disponibilizados no site (www.minasfilmcommission.emc.mg.gov.br) e para realizar a capacitação em Audiovisual. Uma das missões do programa é preparar cada município para desenvolver práticas e estratégias que atraiam e profissionalizem o setor audiovisual local. Por isso, a prioridade é focar na formação, capacitação e atualização dos gestores municipais para que eles organizem a administração municipal de forma a facilitar a realização de produções audiovisuais em seus territórios, desenvolvam políticas públicas na área e criem suas próprias film commissions locais ou regionais, gerando assim alternativas de emprego e renda, para trabalhadores e profissionais direta ou indiretamente envolvidos na atividade audiovisual, ampliando o turismo e impactando positivamente a economia.
“A forte adesão dos municípios ao cadastro comprova como o interior deseja se capacitar e atrair novos investimentos. Essa ação, que envolve inúmeros parceiros como a Fecitur e Associação Mineira dos Municípios, integra o Plano Descentra Cultura, que inclui outras iniciativas de descentralização e estímulo ao acesso como os editais do Fundo Estadual de Cultura, frutos da diretriz do Plano Estadual de Cultura, que tiveram número recorde de inscrições no último ano, com mais de 1500 projetos”, destaca o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.
Após as capacitações regionais, as cidades que se comprometerem a dar continuidade às ações de incentivo ao audiovisual serão convidadas a formalizar esse compromisso para receberem o Selo Cidade Amiga do Audiovisual, uma certificação importante que sinaliza que o município reconhece a potência do setor para o desenvolvimento local e irá acolher e receber bem as produções audiovisuais.
Cadastro contínuo
Os municípios que ainda não se cadastraram para integrar a Minas Film Commission ainda têm a oportunidade de se inscrever. Basta preencher o formulário de inscrição disponível neste link. O cadastro é gratuito e segue aberto de forma contínua. Logo após a capacitação da primeira turma de gestores, com a listagem das cidades consolidada em 28 de fevereiro, novos grupos serão reunidos periodicamente para novas capacitações.

Back