03. Dec. 2021
Sabor & Afeto estreia para mostrar as delícias da cozinha mineira

A cozinha mineira está próxima de ser patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais.

Back

O título só confirma o que mineiros e turistas já sabem: a experiência de estar à mesa e saborear os pratos típicos são alguns dos grandes atrativos da terra do “uai”. O estado tem uma diversidade de delícias espalhadas por todos os municípios. Provar as iguarias em seus cenários típicos faz de Minas Gerais uma das principais rotas do turismo no Brasil. A Rede Minas buscou as panelas, aromas e temperos distribuídos no estado e seguiu viagem para apresentar o melhor da culinária mineira no “Sabor & Afeto”, novo programa da emissora. A atração estreia no 9/12, às 20h.

“Sabor & Afeto” chega à tela com apresentação de quem entende do assunto. A chef Esperança dá a receita de onde ir e o que provar em Minas Gerais. O brilho da panela também tem outros especialistas: o povo. O programa percorre o estado para mostrar cozinheiros que estão atrás do fogão. São pessoas que mantêm tradições que deixam a mesa farta de comida e transformam uma refeição simples em um verdadeiro banquete. O palco dessas apresentações são as cozinhas, quintais e outros lugares fascinantes que tornam essas cidades um cartão-postal para os visitantes. Em cada episódio, o público ainda aprende a preparar um prato. A atração ainda traz mais ingredientes: a participação de especialistas, como nutricionistas e historiadores.

Caldas, no sul de Minas, é o primeiro destino do Sabor & Afeto. A cidade ficou conhecida pelo biscoito de polvilho. A receita herdada pelos indígenas caiu no gosto popular e ganhou até festa popular, que se tornou patrimônio no município. A jornalista Danielle Domingos e o repórter cinematográfico Primitivo Filho foram provar essa delícia. Eles acompanharam uma das moradoras que ficou famosa pelo biscoito. Ela ensina a pôr a mão na massa e compartilha lembranças e histórias ao redor do forno. O programa ainda conta com a participação dos chefs Eduardo Avelar e Márcia Nunes que, em seus ambientes, revelam recordações e contam curiosidades sobre esses petiscos mineiros. A chef Esperança também ensina o modo de preparo para não deixar ninguém com água na boca.

Todos os episódios serão disponibilizados no canal da Rede Minas no YouTube.

Chef Esperança
Formada em Gastronomia Internacional pelo Instituto Gastronômico das Américas (IGA), chef Esperança, que apresenta o novo programa da Rede Minas “Sabor & Afeto”, também fez cursos de gastronomia molecular, no Gastronomy Lab, e está à frente do Atelier Esperança na Cozinha.

O “Sabor & Afeto” faz parte da nova programação “Gerais+Minas”, da Rede Minas. O projeto da Empresa Mineira de Comunicação (EMC) contempla diversas ações de municipalização da programação das emissoras de comunicação do estado para mostrar a variedade da cultura, culinária, história, arte e natureza em Minas Gerais. A Empresa Mineira de Comunicação é vinculada Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult – MG).

GUIA DE EPISÓDIOS

01 – CALDAS – Biscoito de Polvilho
02 – LAVRAS- Frango Com Quiabo
03 – MACHADO – Pastel de Fubá
04 – POÇOS DE CALDAS – Feijão Tropeiro
05 – ALFENAS – Doce de Leite Espera Marido
06 – MONTES CLAROS – Arroz com pequi
07 – MIRABELA – Churrasco de carne de sol
08 – JAPONVAR – Biscoito de sal Peta
09 – ANDRADAS – Virado de Frango
10 – GRÃO MOGOL – Biscoito assado tareco
11 – BOTUMIRIM – Bolo mané pelado assado na folha de bananeira
12 – PATOS DE MINAS – Pamonha
13 – UNAÍ – Rosca
14 – VAZANTE – Arroz carreteiro

Back