13. Jan. 2022
Filme produzido no IV Festival de Cinema de Trancoso é selecionado para o festival de cinema nos Estados Unidos

“Os Construtores”, o curta-metragem produzido na Oficia de Cinema do IV Festival de Cinema de Trancoso.

“Os Construtores”, o curta-metragem produzido na Oficia de Cinema do IV Festival de Cinema de Trancoso, realizado no distrito no sul da Bahia em novembro de 2021, acaba de ser selecionado para exibição no Festival de Cinema de Nova Iorque (EUA), que acontecerá em junho de 2022. O curta foi filmado nos pátios da Trancoso Madeiras e em plano sequência, ou seja, sem cortes e com 50 pessoas em cena. Os participantes são dos distritos de Trancoso, Arraial d´Ajuda, Caraíva, Itabela e de Porto Seguro.

A idealizadora e diretora do Festival de Cinema de Trancoso, Flávia Barbalho, expressou sua gratidão aos patrocinadores que tornaram essa imersão cinematográfica em Porto Seguro e agora para o exterior. “Agradecemos à Prefeitura Municipal de Porto Seguro, através da Secretaria Municipal de Turismo (SETUR), à Farmácia Indiana e aos também patrocinadores locais que contribuíram para esta realização e imersão cinematográfica em nossa região, suprindo a carência dessas atividades no sul da Bahia. Nosso Festival é inclusivo, mobiliza toda a cadeia cinematográfica do Brasil e a comunidade local, ressaltando valores e talentos nativos. Foram 30 horaaula durante a Oficina de Cinema, diversos profissionais maravilhosos envolvidos para a realização de todo o Festival, que conta com a programação e exibição de filmes gratuitamente”, conta a diretora.

Já o Prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, expressou todo o seu orgulho com a notícia. “O Festival de Cinema de Trancoso está em sua quarta edição e já com destaque internacional, isso é fantástico! Fico muito feliz por ver o talento da nossa cidade, a Terra Mãe do Brasil, ser levada para os Estados Unidos, e saber que o patrocínio da Prefeitura segue apoiando iniciativas que verdadeiramente têm feito diferença na vida da comunidade local. Nossa gestão é focada em fazer o melhor para o nosso povo”, diz o Prefeito.

O curta-metragem foi produzido com a participação de 78 jovens capacitados durante o ano. Duranta a Oficina de Cinema, realizada de forma remota, Flávia Barbalho ministrou as aulas de direitos autorais e direção de cena, Cláudio Costa Val, fundador da Escola Livre de Cinema, ensinou sobre noções básicas de cinema, formatos, enquadramentos e roteiro, Vanessa Ribeiro ensinou sobre figurino e construção de personagens, Rodrigo Brant sobre gravação no set de filmagem e para fechar com chave de ouro, proporcionamos uma aula especial do SEBRA-BA sobre Empreendedorismo com o consultor Carlos Alvarenga, dando os caminhos formais para que esta nova cadeia econômica criativa no sul da Bahia possa empreender com planejamentos e para que possam emitir notas fiscais através do MEI (Micro Empreendedor Individual).

O filme “Os Construtores” desperta para a ressignificação dos encontros individuais e coletivos e tem carreira promissora nos festivais de cinema do mundo na atualidade e representa o simbolismo da reconstrução do Brasil, pois há entre os personagens Pedro Álvares Cabral e os índios Pataxós, e aborda ainda os temas das ODS _ Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas) para a Agenda 2030, visando um mundo melhor e mais sustentável. A linguagem é universal, metafórica e musical. O filme é uma homenagem à série original da Netflix “La Casa de Papel”, onde os personagens representam as capitais do Brasil e à Dib Luft, diretor de fotografia que revolucionou a forma de filmar no Cinema Novo, destacando o Brasil e nossa linguagem fílmica nos maiores festivais de cinema do mundo.

A 5ª edição do Festival Internacional de Cinema de Trancoso abordará o tema “Novas Referências”, e já tem data marcada: 9 a 17 de setembro de 2022, serão 9 dias, e teremos muitas novidades! Visite o site do Festival e saiba mais. www.festivaldecinemadetrancoso.com.br